Porquê Alimentação Natural crua (Dieta BARF)?

Atualizado: Abr 21

Já parou para pensar o que têm exactamente aquelas bolinhas de ração que dá ao seu animal todos os dias? Como é que estas rações chegam a ter 24 meses de validade? Que tipo de alimento fresco poderia durar assim tanto tempo sem alterar as suas propriedades?


Como são feitas as rações para cães e gatos?

A ração seca é um alimento processado obtido através de processos de extrusão. A extrusão implica a cozedura rápida da mistura de ingredientes ao fazê-los passar por um extrusor sob pressão. Este processo de extrusão origina sempre compostos cancerígenos que depois vão ser servidos aos nossos animais diariamente de forma repetida... Dá que pensar não dá?


Agora vamos falar dos ingredientes:


A base - Farinhas de carne e de ossos

Aqui, o ingrediente principal são as carcaças (podem ser de bovino, de aves ou até de outros cães e gatos que morreram atropelados à beira da estrada ou que foram eutanasiados - sim é mesmo verdade!). As partes são trituradas e cozidas. Então, retira-se o excesso de líquidos e deixa-se a mistura secar. Daí vem a prensagem, quando se tira a gordura, e a moagem, que homogeneiza a papinha. Se o seu cão falasse, ele garantiria: parece até que tem carne!


O cimento - Amidos

Para completar o banquete juntam-se os cereais, que são fonte de hidratos de carbono e que contêm amido, substância que nem os cães como os gatos conseguem digerir. Porquê? Porque não estão fisiologicamente adaptados para digerir este tipo de produtos uma vez que são carnívoros e não omnívoros. Mas os amidos têm obrigatoriamente que fazer parte das rações porque são a "cola" que vai permitir formar a mistura para fazer as bolinhas.

Portanto não existe tal coisa como rações sem amido, podem não ter cereais mas em substituição terão de ter outros ingredientes que contenham amido, como as batatas - ora vejam lá bem a lista de ingredientes das rações sem cereais!


Pózinhos de perlimpimpim - Hidrolisado de carne

A mistura está boa, mas cães exigentes poderiam torcer o focinho. Para convencê-los de que há carne por ali, acrescenta-se o hidrolisado, resultado da ação de enzimas sobre tecidos e órgãos de bovinos. O que fica é um caldo grosso, que é transformado em um pó usado para realçar o sabor.


Os vendedores – Corantes

A palete de corantes é grande – natural caramelo, amarelo crepúsculo, amarelo tartrazina, azul indigotina – e tem como única função atrair os donos dos bichinhos. Porque afinal cães e gatos não enxergam cores, certo? Na verdade é uma maneira de nos convencer de que ali há carne e vegetais quando na realidade o que lá está são químicos de várias cores.


O multiuso – Dióxido de titânio

Antes de pintar a comida com essas cores tão apetitosas, é preciso descolorir tudo. É aí que entra o dióxido de titânio, um sal que faz pela ração canina o mesmo que a água oxigenada faz pelo cabelo humano.


Nhammm - apetitoso não é?


Não! E a verdade é que a grande maioria dos nossos animais só come ração porque não tem alternativa!

E é por isso que nós existimos, para poder levar até si de forma cómoda e prática uma alimentação saudável e adequada à natureza dos seus animais!


Quais são os benefícios da Dieta BARF?


A Dieta BARF #dietabarf (Biologically Adequated Raw Food) é uma alimentação crua biologicamente adequada à natureza dos cães e gatos, que são animais carnívoros e por isso precisam de uma dieta à base de carne, sendo também baseada na dieta que eles faziam no estado selvagem, antes de serem domesticados.


E porque é que tem tantos benefícios para a saúde deles? - A resposta é fácil.

Porque é adequada à fisiologia deles e como tal não vai sobrecarregar o sistema digestivo nem alterar o seu pH natural, promovendo assim o bom funcionamento do sistema imunitário, pois todos sabemos que a imunidade está no intestino.

Quando damos aos nossos animais alimentos que eles não estão biologicamente preparados para digerir estamos a sobrecarregar o seu sistema digestivo, o que vai ter implicações no sistema imunitário, funcionando assim como uma porta aberta a todo o tipo de doenças.


Dar uma alimentação natural, preparada com alimentos frescos para consumo humano, formulada por profissionais para que seja balanceada e nutricionalmente equilibrada, traz inúmeros benefícios para a saúde dos nossos animais:


  • Melhora a saúde digestiva e promove uma microflora intestinal mais saudável

  • Ajuda a regular o peso corporal

  • Promove a imunidade

  • Diminui a incidência de doenças degenerativas

  • Melhora a saúde da pele e do pêlo

  • Fezes menos volumosas e com menos cheiro

  • Contribui para uma vida mais longa

  • Ajuda a estabilizar os níveis de energia

E ainda contribui para termos animais mais felizes e satisfeitos!


Consulte aqui os nossos produtos.



18 visualizações
negativo_horizontal.png

O que fazemos, fazemos com amor

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© NaturePets 2018