BEM VINDO À
EXPERIÊNCIA
BARF
A Dieta BARF (Biologically Adequate Raw Food), ou seja, Alimentação Apropriada à Biologia do Animal, é uma tendência em pleno crescimento na alimentação de cães e gatos devido aos benefícios comprovados para a saúde deles.
Afinal de contas há milhares de anos atrás o que comiam os cães e gatos na vida selvagem?
No meio de tanta informação confusa e enganosa, nunca foi tão importante compreender um pouco sobre nutrição animal para fazer as escolhas dietéticas mais corretas, verdadeiramente saudáveis e apropriadas à biologia dos nossos animais. Cães e gatos são animais diferentes de nós fisiologicamente e para se manterem saudáveis requerem uma alimentação diferente.
Há cerca de 10 a 30 mil anos atrás, alguns Canis lupus, os lobos cinzentos, membros da família Canidae e da ordem Carnívora, deixaram-se domesticar. Milhares de anos passaram, e nós transformamos o lobo em centenas de raças caninas distintas entre si, no entanto cães e lobos compartilham mais de 99% do seu DNA mitocondrial.
Descendentes dos lobos, todos os cães evoluíram como carnívoros oportunistas e exibem características anatómicas e fisiológicas que refletem essa adaptação.
Anatomicamente, os seus dentes e mandíbulas estão preparados para agarrar e “rasgar” a pele e músculo e para esmagar os ossos. Os seus aparelhos digestivos são idênticos, preparados para digerir as suas presas, incluindo ossos. O seu estômago é muito ácido (com pH 1), sendo por isso capaz de digerir carne e ossos crus e de neutralizar bactérias patogénicas que seriam prejudiciais aos humanos.
Os grãos de cereais (arroz, milho, etc) não são facilmente assimilados, sendo a gordura e a proteína as suas fontes de energia naturais.
E os gatos? Os felinos são carnívoros estritos (ou obrigatórios), o tipo mais extremo de predador que existe. Na natureza consomem os tecidos dos animais que abatem.
O metabolismo felino é tão carnívoro, que simplesmente não consegue aproveitar certos nutrientes presentes em alimentos vegetais. Felinos não são capazes, por exemplo, de converter o beta-caroteno da cenoura em vitamina A, o que os obriga a consumir a vitamina A pronta, como a presente no fígado. Também não conseguem conjugar os aminoácidos metionina e cisteína para fabricar taurina, um aminoácido essencial à saúde dos olhos e ao coração dos gatos. Felizmente, taurina é o que não falta na dieta natural dos gatos, já que é abundante em carnes e vísceras cruas (o cozimento destrói esse aminoácido).
Assim, basta oferecer a um gato saudável uma dieta predominantemente carnívora, variada e devidamente equilibrada que os seus requerimentos nutricionais específicos serão bem atendidos. Como ocorre na Natureza!
PORQUÊ ALIMENTAÇÃO CRUA?
A alimentação crua é a dieta que os animais faziam naturalmente no estado selvagem, antes da domesticação pelo homem, sendo por isso a única dieta biologicamente apropriada às espécies carnívoras (cães e gatos).
O processo de aquecimento dos alimentos destrói os nutrientes assim como as enzimas naturais presentes nos alimentos e que têm como função melhorar a digestão e combater doenças crónicas.
Uma dieta crua promove assim uma microflora intestinal mais saudável, melhorando a digestão, assim como preserva a atividade enzimática natural e mantém todos os nutrientes, que são normalmente eliminados pelos processos de confeção.
E porque é que uma dieta à base de carne crua é a melhor escolha para alimentar um cão ou um gato?
O conceito é simples: comer uma dieta minimamente processada é a dieta mais saudável para qualquer espécie.
Para além disso, os cães têm 99,8% do DNA dos lobos. Cães e gatos evoluíram em termos de aspecto, raça e temperamento ao longo dos anos mas sendo animais carnívoros o seu sistema digestivo ainda é exatamente o mesmo que lobos e leões. Um chihuahua e um lobo têm exatamente as mesmas necessidades alimentares, apesar da sua drástica diferença de aparência e temperamento. O mesmo se aplica a um gato e um leão.
No entanto, com a domesticação foram adquirindo algumas adaptações limitadas para aproveitar os restos da nossa dieta rica em carboidratos, por isso dizemos que os cães são carnívoros mais flexíveis que os gatos. São carnívoros oportunistas, predadores com tendências omnívoras. Mas o facto de os cães apresentarem certas adaptações para digestão de amido (hidratos de carbono) não quer dizer que uma dieta com pouca (ou, pior ainda, nenhuma) proteína de origem animal e uma abundância de amidos seja uma opção saudável. Sobreviver é diferente de prosperar!
Assim, uma dieta crua bem formulada e composta por proteínas de alta qualidade e digestibilidade ajudará a promover uma vida longa, saudável e feliz para o seu animal de companhia.
Por estes motivos tanto cães como gatos precisam e beneficiam de uma dieta à base de carne, com alimentos frescos e naturais, pois a melhor forma de evitar doenças é dar-lhes aquilo que eles estão preparados para digerir. A Natureza sabe o que faz, é só seguir!
O QUE NÓS FAZEMOS?
Planeamos
Planeamos a alimentação do seu cão ou gato para um máximo de nutrição e variedade
Personalizamos
Formulamos refeições à medida do seu cão ou gato porque eles são únicos
Embalamos
Embalamos cada refeição individualmente para que seja fácil de descongelar e servir
Distribuímos
Garantimos a distribuição no território nacional, dentro da cadeia de frio, até à sua porta
Acompanhamos
Prestamos acompanhamento personalizado e adequado a cada caso sempre que necessário
O QUE TU FAZES?
Só tens de descongelar e servir.
Agradeces-nos depois!
E COMO FUNCIONA?
DADOS DO ANIMAL
Envia-nos um email com os dados do teu animal (raça, idade, peso ideal e condição clínica). Fazemos uma avaliação gratuita e enviamos-te toda a informação
DOSES PERSONALIZADAS
Fazemos um plano de transição à medida e preparamos todas as refeições em doses diárias personalizadas, embalamos em vácuo e ultracongelamos a -35ºC em célula de arrefecimento rápido
DIETAS ESPECÍFICAS
Se houver necessidade, formulamos e/ou preparamos dietas específicas de acordo com as necessidades de cada animal
ENTREGAS DOMICÍLIO
Levamos as refeições até ti mas também podes recolher na loja se preferires.
Se quiseres podes também fazer uma subscrição mensal e não tens de te preocupar com mais nada
AS NOSSAS RECEITAS
Temos disponível um vasto leque de receitas que podes consultar aqui.
USA A NOSSA CALCULADORA DE DOSES DIÁRIAS
De uma maneira geral, para um cão adulto poderá começar com cerca de 3% do peso corporal ideal e ver a resposta em termos de ganho ou perda de peso e então fazer as adaptações necessárias. Os cachorros normalmente precisam de cerca de 5 a 10% do seu peso corporal em alimentação natural dependendo do peso a atingir em adultos, por isso deves entrar em contacto connosco para podermos ajudar a calcular as doses diárias de BARF para cachorros.
Para os restantes casos podes usar as calculadoras de doses diárias para cães ou gatos:
A TUA MELHOR DECISÃO, DESDE QUE OS LEVASTE PARA CASA